Comunidade

Encontro

Veja onde nossos encontros acontecem:

  • Kennedy Executive Hotel - R. Maria Bernardina Vaz
    Borges, S/N - Kobrasol - São José/SC​
  • às 18:00h
  • e
  • às 19:30h
  • Mercure Convention - Rod. Admar Gonzaga, 600
    Itacorubi - Florianópolis/SC
  • às 10:30h

Quem somos ?

Somos uma comunidade cristã contemporânea que se importa com as pessoas e oportuniza relacionamentos sifnificativos com Jesus e com outras pessoas, com relevância na sociedade.

O que temos como ?

Temos convicção de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Somos alicerçados nos princípios bíblicos da Reforma Luterana, sensível à cultura. Vivenciamos uma espiritualidade acolhedora e contafiante, caracterizada pela vida missional.

Qual a nossa de futuro?

Ser uma comunidade cristã luterana referência, multi-local e plantadora de novas comunidades, que comunica o Evangelho de Cristo com ousadia, excelência e criatividade.

Nossa

A Comunidade Encontro nasceu em 2014 a partir de um chamado de Deus, com múltiplos olhares:
a) Um olhar para a Sabedoria da Bíblia
(…) vá pescar onde as águas são mais profundas (Lucas 5.4)
b) Um olhar para a história da Igreja Cristã
Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto adoravam e jejuavam, disse o Espirito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhe as mãos e os enviaram (Atos 13.1-3).
c) Um olhar para fora
“Igreja só é igreja quando ela o é para os de for a” (Dietrich Bonhoeffer)
d) Um olhar para a realidade
Segundo dados oficiais, 15% (150 mil pessoas) da população da Grande Florianópolis se declara “sem religião”, num contexto no qual 12% se declara evangélicos, o que inclui a nós, evangélicos de confissão luterana.
e) Um olhar para o futuro
De acordo com estudos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, há uma estimativa de crescimento populacional da ordem de 77% em Florianópolis até o ano de 2050.

Quais são nossos ?

     A Comunidade Encontro nasceu a partir do chamado para “pescar em águas mais profundas” e do desafio de ser uma “comunidade para os de fora” na Grande Florianópolis/SC.

     Dados oficiais vêm constatando que, a exemplo do que ocorre em toda a realidade brasileira, também na Região Metropolitana de Florianópolis há um crescente número de pessoas que se declaram “sem religião”. Algumas jamais participaram formalmente de qualquer igreja, outras deixaram de participar em razão de decepções ou ainda por não verem mais relevância na própria igreja e, consequentemente, em sua participação nela. Num horizonte de 1 milhão de habitantes na Região Metropolitana de Florianópolis, quase 15% assumem essa condição, além de um número crescente dos assim chamados “religiosos nominais”, que não têm qualquer participação na vida de nenhuma igreja.

     Nesse contexto nasceu a Comunidade Encontro. Para a concretização do projeto, no final de 2014 foi constituído um Grupo Base, liderado pelo Pastor Sigolf Greuel. Os componentes desse grupo foram chamados em diálogo com pastores e líderes das Comunidades Luteranas de Florianópolis-Centro, Trindade, Ingleses, Campinas, Barreiros e Palhoça. Um grupo de 41 pessoas (12 casais, 5 jovens e 12 crianças) aceitaram o desafio e foram enviadas por suas Comunidades de origem, inspiradas pelo acontecimento narrado na Bíblia em Atos 13.1-3.

     Esse Grupo Base passou por um período de preparo entre fevereiro e agosto de 2015, com reuniões semanais. Nesse período foi construída a Filosofia de Ministério da Comunidade Encontro, sendo também articulada a vida comunitária e sua estrutura. Neste período, também foram constituídas as parcerias com vistas a sustentabilidade do projeto.

     Em 13 de Setembro de 2015 foi realizado o 1º culto público oficial. Reunimos 170 pessoas. Desde o começo, a comunidade já contava com um trabalho voltado especificamente para as crianças. Os cultos passaram a acontecer nas dependências do Kennedy Executive Hotel, na rua Bernardina Vaz Borges, s/n, Kobrasol, em São José/SC. O grupo foi crescendo. Em junho de 2016 passamos a celebrar um 2º culto a cada domingo (18h e 19h30). Logo passamos a reunir a cada domingo em torno de 300 pessoas. Em 2017 e 2018 a comunidade continuou crescendo na participação. Chegamos a 150 membros, com uma participação média de 320 pessoas por domingo em 2017 e, em 2018, chegamos a uma média de 330 pessoas. Cerca de 200 pessoas participam em média de nossos mais de 20 Pequenos Grupos.

     Mas o chamado da Comunidade não se esgotou com sua organização em 2018. Ela nasceu com a plantação de novas comunidades em seu DNA. Ainda em 2018, a Comunidade se percebe impelida a responder ao seu chamado se ser “Igreja para os de fora” de maneira ainda mais abrangente e profunda. Entrementes, descobrimos que há muitos espaços de “águas mais profundas” em nossa realidade: um número crescente de pessoas que buscam por alguma forma de espiritualidade, mas que estão “sem igreja”.

     A partir de agosto de 2018 a Comunidade passa a contar com um 3º Culto a cada domingo, num novo local na Ilha de Florianópolis, o Hotel Mercure, sito à rua Admar Gonzaga 600, bairro Itacorubí, em Florianópolis. A Encontro planta assim sua 1ª igreja, tornando-se uma Comunidade Multi-local. Neste local reúnem-se 80 pessoas a cada domingo. Também a partir de 2018 passa a se envolver na plantação de uma comunidade missional em Curitiba/PR, a “Comunidade Vivenda” e a apoiar um Projeto de Revitalização da Igreja Luterana na Sibéria/Rússia.